quinta-feira, 19 de março de 2009

Evento marcará o Dia Mundial da Água



No próximo domingo (22), comemora-se o Dia Mundial da Água. Para marcar a data no Recife, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe e a Universidade Federal de Pernambuco, através dos Departamentos de Engenharia Civil, Ciências Geográficas, e do mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), realizarão, amanhã (20) e sábado (21), o evento Vivendo o Capibaribe. Participarão professores da Universidade, ambientalistas, ONGs ligadas ao meio ambiente, escolas públicas e privadas, grupos culturais e esportivos, atletas náuticos e moradores da bacia do rio Capibaribe.

O objetivo maior é difundir e apoiar as práticas e movimentos de proteção ao Capibaribe já existentes, mobilizando e integrando as entidades. A idéia é estimular os demais cidadãos a fazerem a sua parte e mostrar que a sociedade ainda é capaz de se indignar com o tratamento que vem sendo dado ao rio, um dos símbolos de Pernambuco. O evento também terá o papel de estimular a reflexão sobre o uso das nossas águas e a importância do rio para a cidade, além de reivindicar ao governo estadual um plano de sustentabilidade hídrica que contemple toda a bacia do Capibaribe.

O programa terá início na sexta-feira, às 17 horas, no bar e restaurante Capibar, no Poço da Panela, com o lançamento do Mapa de Mobilização pelo rio Capibaribe, que apresentará o que já existe hoje, em termos de ações concretas em defesa do rio, e da Carta Propositiva pela Recuperação do Capibaribe, assinada pelas entidades participantes do evento. Na ocasião, também serão exibidos filmes que abordam a temática do rio e realizado show de forró pé de serra.

Na manhã seguinte, no Marco Zero do Recife, a partir das oito da manhã, será a vez da competição náutica, com baiteiras, canoas e velas, além da participação das crianças, alunos do Instituto Capibaribe, Escola Estadual Maciel Pinheiro e Escola Ambiental Águas do Capibaribe. Dezenas de alunos recepcionarão a “Capivara, guardiã das águas”, boneco de cerca de 2 metros de altura, confeccionado pelo Instituto Capibaribe, que chegará, acompanhado de outras vinte crianças, no Barco Escola da Prefeitura, ao mesmo tempo que se aproximarão do Marco Zero os ciclistas do Corujaqueira (grupo organizado de ciclismo noturno) e os moradores da bacia do rio, que virão de diversas cidades do interior apenas para o evento.

Neste momento, terão início diversas apresentações culturais, tais como ciranda e maracatus (ver programação completa abaixo). Estarão presentes diversas entidades que desenvolvem ações de proteção ao rio, dentre eles os ambientalistas que realizaram a Expedição Capibaribe, realizada em 2007, que percorreu a bacia do rio, desde sua nascente, em Poção, passando por onze cidades.

Mais informações
www.vivendoocapibaribe.blogspot.com

3 comentários:

  1. Poxa muito legal essa ideia! Espero que todos aprendam um dia a cuidar bem de tudo no nosso planeta! Essa é a nossa casa!

    ResponderExcluir
  2. Oxe tem até um movimento quero nadar no rio capibaribe, voce quer?eu quero. Diga ai se conseguissemos limpá-lo.

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom passeio tranquilo, belas paisagens do que ainda resta do Rio Capibaribe e do mangue, tinha até crianças no passeio.

    Que quiser tiver Orkut pode visualizar as fotos no perfil do Cum Tu Na Trilha

    http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=4396297537553281757&aid=1237629014

    ResponderExcluir